domingo, 9 de novembro de 2008

Os vícios modernos : Café ,Chá e Chocolate



O Café é um amigo que nos dá coragem para enfrentar o dia a dia, e os chás curam-nos das mais diversas maleitas assim como nos dão o prazer da sua degustação. O chocolate é puro prazer…

Sem sobra de dúvidas o café, bica, simbalino, ou lhe queiram chamar, é o grande companheiro dos bons e maus momentos de cada um, nestes tempos modernos. Seja em casa na rua e especialmente no emprego. Funciona como muleta, como anti-stress, calmante, é muita das vezes o gostinho que falta no nosso paladar. A realidade moderna é que cada café (bica) tem cerca de 8 a 10 gramas de café, e cá é concentrado, porque somos mais inteligentes do que os outros. As máquinas de café foram inventadas pelos italianos. Ou seja nos cafés normais e cheios a concentração é menor, logo menos prejudicial, e menos agressivo ao organismo. Para mim o máximo são três chávenas, e de preferência tipo “ abatinado”, Há que realçar também as formas diferentes de se consumir café por todo mundo. Esta bebida muito controversa e ao mesmo tempo de unanimidade nacional, foi-lhe recentemente verificados resultados que mostram que o efeito benéfico é maior do que se pensa, apontando para que quem toma café uma vez ao dia têm menos chance de desenvolver depressão do que aquelas que não consomem a bebida. Mas as novidades não param aí. "Quem já não ouviu falar que o consumo de café interfere na absorção do cálcio e pode acelerar a osteoporose? Ou que o café está associado a males do estômago, à agitação e pode causar dependência? Isto acontecerá se o tomar em demasia. Ainda assim na balança os benefícios são maiores: reduz o colesterol, auxilia no combate a doenças coronárias, proporciona efeitos anti-depressivos, reduz o risco do Mal de Parkinson, Alzheimer Os efeitos benéficos da bebida sobre a memória de portadores de doenças degenerativas são evidentes; protege contra diabetes do tipo 2, pois o café contém anti-oxidantes que ajudam a controlar o dano causado às células; auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon do recto); ajuda a prevenir a cirrose alcoólica, doença crónica do fígado causada pelo alcoolismo. O consumo moderado e regular inibe o alcoolismo e a depressão", o risco cardiovascular pode diminuir com o consumo de café; avisando-se no entanto que o número máximo deve ser de seis xícaras por dia, para não ocorrer saturação de cafeína. "E o café feito em casa deve ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão a bebida oxida."


Por sua vez, o chá tem acompanhado civilizações e grandes decisões políticas, não fosse o chá, a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, a seguir à água. O café pode nascer em 60 diferentes árvores plantadas em países como o Brasil, Timor, Colômbia e Angola. Os três consumidos em abundância podem ser viciantes?
O chá é tradicionalmente conhecido como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Estudos demonstram que o chá em geral é eficaz como antioxidante e neuro-estimulante, tendo sido aplicado em estudos contra o cancro e a epilepsia, assim como demonstra propriedades músculo-relaxantes, com efeitos sobre a hipertensão e ulcerações no aparelho digestivo, podendo ainda aliviar certos tipos de mal-estar. No entanto, há que ter em conta que todos os tipos de chá são ricos em cafeína e saponinas, que ingeridas sem excesso pedem causar danos ao organismo.


Ele está por a toda parte. A três dias da Páscoa, fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e nas doçarias, exigindo muita força de vontade de quem não pode ou não quer sucumbir à tentação. Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis. Nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, e de substâncias precursoras da serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Analisando bem existem muitos alimentos pelos quais nutrimos uma absoluta paixão, mas sem duvida que no topo da lista estão o: chá, café e chocolate. Sabia que os consumidores habituais de chocolate vivem, pelo menos, mais um ano que aqueles que se privam desse prazer; alguns deles são já apelidados de “chocolómanos”, deve ser também um dos segredos de longevidade das senhoras já que são elas as melhores apreciadoras desta iguaria. A arte do chocolate é algo único que me desperta os sentidos, o chocolate é aquele doce alimento que me proporciona conforto nos dias de Inverno, e que acalma a alma. Se me permitem gostaria só de sugerir o filme "Charlie e a fábrica de chocolate" de Tim Burtom, e também há um livro com o mesmo título.

Sem comentários: