terça-feira, 11 de novembro de 2008

4º Medida - Chevy Volt. Fully Charged 2010.





Finalmente foi revelado um dos projectos mais consistentes para um veículo ecológico: Chevy Volt. 2011 O veiculo 100 % eléctrico. De facto, o seu sistema de propulsão é tão revolucionário, que é diferente de qualquer outro veículo automóvel eléctrico que se esteja a desenvolver na actualidade ou qualquer outra tecnologia conhecida. Este veículo usa uma bateria de lítio-ion, que prorroga a bordo a fonte de energia, para além da autonomia proporcionada por os actuais combustivos fosseis, mesmo com conduções não económicas. Tudo isto sem produzir um único gás.
O aparecimento de veículo Chevy Volt, é uma óptima notícia para este século, pois que nos abre um horizonte de esperança.
"O Volt é um símbolo da GM com um forte compromisso para o futuro... a sua inovação tecnológica detém o necessário para que a indústria directa e as demais dêem um enorme resposta ao problema de hoje e amanhã, na energia e os desafios ambientais".
Trata-se de um sedan cinco portas, que pode funcionar somente a electricidade, e esporadicamente a gasolina. Depois da bateria se esgotar o motor gerador “gasoline / E85-powered seamlessly”, num período de apenas 15 minutos, fornece electricidade e potência ao sistema de comando eléctrico Volt's e simultaneamente para sustentar a carga das baterias, estas vão-se renovando, simultaneamente, revezando-se. Podendo o veiculo circular milhares de quilómetros, consumindo apenas 15 minutos de combustível, de quando em quando. Este processo pode repetir-se vezes sem fim. No entanto, a bateria deverá ser recarregada num carregador, para lhe proporcionar uma maior durabilidade; tanto pode estar conectado a um 120 ou 240 volts de corrente. Levará uma plena 8 horas para carregá-lo usando a 120 volts CA e apenas 4 horas usando um 240 volts de corrente. O Chevy Volt 2011 irá entrar em produção no final de 2010.
Na minha opinião, estes motores depois de devidamente evoluídos num curto espaço de tempo, deviam ser produzidos a uma escala mundial, como um motor universal (conforme existe para os relógios), de forma que o seu custo reduzisse a um preço irrepreensível. Seria necessário um convénio a nível mundial para que isso fosse possível, entre todas as nações e marcas automóvel. Após esta tarefa conseguida, estes motores substituiriam todos os veículos actualmente em uso, aproveitando só as carroçarias (é evidente que só para carros modernos), imagine que tinha essa possibilidade de trocar o motor por um ecológico por 500€! Você trocava? Seria uma excelente medida a nível mundial tanto a nível tecnológico como ecológico.

Sem comentários: