sábado, 6 de dezembro de 2008

As minhas Plantas

Varios Vasos Cantantes

A arte de Eric Grohe Miller







Eric Grohe Miler começou a desenhar no chão das ruas, hoje recupera fachadas de edifícios, com arte naturalista fantástica. Vejamos alguns dos seus melhores desenhos no chão.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Olha o Passarinho!..

Ferramentas do Descanço - Chuck-chair-armchair



A moda da sopa




Há duas gerações a sopa era um ritual nas mesas dos portugueses, já em casa dos meus pais era uma prática. Na última década, que coincide com a entrada da fast-food em Portugal, a sopa deixou de ser importante nas refeições. Hoje, com as cadeias alimentares a apostarem no negócio das sopas, acabou por se reinstalar e virar moda,
Aqui por casa tenho-a em qualquer altura, salvo algumas excepções. Aquela que eu mais cozinho leva: feijão (branco ou vermelho), batata, cenoura, abóbora, nabo, alho-francês, cebola, couve ou espinafre, massa de preferência com um bom azeite e ingredientes o mais frescos possíveis. Convêm uma boa dose de tempo e amor, vão ver que, se nós quisermos a sopa sai sempre deliciosa. A técnica para a sua conservação, é guarda-la no frigorífico, em pequenos recipientes e congela-la, 1 panela dá 10 sopas de 4,5 dl depois temos sopa para toda a semana…




12 Boas razões para comer (muita) sopa!

1. É de fácil digestão

2. É saciante

3. É reguladora do apetite

4. Oferece uma grande riqueza de vitaminas e minerais

5. Tem uma grande quantidade de fibras

6. Fornece muitas substâncias antioxidantes e protectoras

7. Não gera substâncias cancerígenas

8. Geralmente apresenta um baixo valor calórico

9. Previne a obesidade

10.É importante para o bom funcionamento intestinal

11.É reguladora dos níveis de colesterol

12.Equilibra dietas desequilibradas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Lockheed Martin F-16C Fighting Falcon






Originalmente concebido pela General Dynamics a Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon. È um mono motor, monolugar, considerado na actualidade o melhor caça de todos os tempos, sendo muito multifacetado em termos de operações. O F-16 foi concebido para ter baixo custo de produção, e capacidade para realizar vários tipos de missões e manter alta operacionalidade. É muito mais simples e leve que qualquer dos seus predecessores, usando aerodinâmica e aviónica electrónicas, (incluindo a primeira utilização do vôo fly-by-wire, conseguindo a alcunha de "jacto electrónico”. Basicamente é isto que o distingue dos predecessores, muitos dos quais não foram concebidos para operar em todas as condições atmosféricas. Diferentemente dos demais caças, que apresentavam características de emprego específico, como por exemplo o F-104, ou o F-105 Thunderchief que eram demasiado dispendiosos, e concebidos para operações exclusivas em porta-aviões, a exemplo do (F-14).
A Lockheed Martin F-16 é muito popular entre as tripulações que o apelidaram de "Viper", após visinarem o caça imaginário no filme e série "Battlestar Galactica", a aeronave tem de facto provado, e tem sido tão bem sucedido que foi construído sob licença, em não menos de sete países diferentes.

Boeing F-15 Eagle


Eis um foto em que podemos comparar as envergaduras de um F14(Esquerda)F15( respectivamente)


O Boeing F-15 Eagle - É um supersónico, bimotor, de dois lugares, de asas retrateis,(excelente para acondicionamento em Porta-aviões). É um caça que opera em todos os cenários de guerra, aeria e nas piores condições meteorológicas. Foi desenvolvido para a Força Aérea dos Estados Unidos, para substituir o F14. Tem vantagens sobre este relativamente ás asas que são fixas/retráteis; e na relação peso/ potência, a sua envergadura é menor portanto mais manobrável. O seu primeiro voou foi em Julho de 1972. A evolução, a versão F-15E Strike Eagle tem revelado as excepcionais características desta aeronave. De salientar que nunca nenhum F-15 foi abatido em combate ar-ar, até 2009. Os E.U. Força Aérea planos para manter o F-15 em serviço até 2025. Despois desta data os F-15C e caças F-15D e E, irão ser substituído pelo F-22 Raptor's, que são mais especializados em ataque ao solo.

domingo, 30 de novembro de 2008

A Maior Central Fotovoltaica Solar do Mundo


Construído em Serpa pelas empresas General Electric, PowerLight e Cata-vento, o equipamento deverá ter companhia em breve, uma vez que Moura, também no Alentejo, irá receber uma unidade ainda maior, com 62 MW de potência, e que representará um investimento na ordem dos 60 milhões de euros. Outros projectos estão também em curso na região. Para conhecer a potencialidade do continente na produção de energia através do Sol, a Comissão Europeia desenhou um mapa sobre a Europa, onde se destaca o local onde a electricidade solar seria mais barata. Esta central permitindo poupar mais de 30 mil toneladas anuais de emissões de gases com efeito de estufa, quando comparada com uma produção equivalente a partir de combustíveis de fósseis. , produzindo electricidade suficiente para alimentar oito mil habitações
Em Portugal, mais precisamente no polígono formado pelo Algarve e zona leste do Alentejo, onde o Sol reina à vontade. Em contraste, o líder absoluto deste aproveitamento solar, com uma quota de 86%, é um país bem mais frio e nebuloso, a Alemanha. Refira-se que o Governo Português fixou um tecto de 15o MW, até 2010, para a potência instalada de centrais foto voltaicas. Até meados do ano passado, as unidades já aprovadas pelo Ministério da Economia e da Inovação somavam 93 MW, estando já incluídas neste conjunto as mega centrais de Serpa e de Moura.
Kevin Walsh, director-geral e responsável pela área da Energia Renovável da General Electric, qualificou a central como "um sucesso", justificado pelo facto de estar implantada numa das áreas de maior exposição solar da Europa e pelo "apoio das políticas" do Governo para o sector. Na cerimónia de inauguração foi assinado um contrato para atribuição de um subsídio ao investimento no valor de 3,7 milhões de euros (4,8 milhões de dólares) no âmbito do Programa de Incentivos à Modernização da Economia Portuguesa (PRIME), do governo português.
O projecto de construção da Central Solar Fotovoltaica de Serpa resultou da parceira de uma empresa portuguesa e duas multinacionais estrangeiras. Além da General Electrics (GE), financiadora e proprietária da central, estão envolvidas no projecto a Powerlight, um importante fornecedor global de sistemas de energia solar que projectou, instalou e assegura a operação e manutenção da Central Solar de Serpa, e a Catavento, uma importante empresa portuguesa de energias renováveis, que desenvolveu e gere o projecto que já produz energia para a rede eléctrica desde Janeiro.

Ficha técnica da Central

Local:
Brinches (concelho de Serpa, distrito de Beja)
Equipamento:
52 300 Painéis
Potência Instalada:
11 MWp
Investimento aproximado:
62 000 000 euros
Produção Anual Esperada:
21 000 MWh
Poupanças equivalentes em Petróleo:
1720 Toneladas/ano (12556 barris/ano)
Emissões Evitadas de CO2:
19 000 Toneladas por ano.