segunda-feira, 2 de novembro de 2009

António Sergio outro grande pensador!... 1950 -2009 RIP

António Sérgio marcou quatro gerações de músicos e melómanos

Antonio Sergio - the biggest and best radialist ever in Portugal in the Rock scene! Rest in Peace! Your work was influential for many of us!...

António Sérgio morreu sábado à noite em consequência de um problema cardíaco, e foi hoje a enterrar no cemitério dos Prazeres, em Lisboa. As cerimónias fúnebres tiveram início às 15h00 na Basílica da Estrela e terminaram no cemitério dos Prazeres, com duas centenas de pessoas a comparecerem no último adeus ao homem da rádio.

Não vou esquecer a sua voz tão facilmente. António Sérgio acompanho-me anos e anos da minha vida servindo rock, puro e duro ( ao logo de quatro décadas, incessantemente na linha mais dura, das opções musicais),premiando-nos sempre com os mais elaborados e rebuscados textos, e criticas sobre as bandas.

Alguns dos seus programas que me fizeram perder noites a fio como o histórico “ Rolls Rock”, ( à 2 da manhã), outros marcaram referência como (“Som da Frente”, o “Hora do Lobo”, “Lança-Chamas” ou “O Grande Delta”). António Sérgio marcou a rádio e disciplinou-a: onde quer que ele estivesse estava o rock de que não se desconfiava – e a sua voz planava como uma garantia.

Lembro-me particularmente de tardes passadas no Rock Rendes-Vous em meados dos anos oitenta, onde em conversas amenas fui confrontado, sem paralelo com o seu manancial de conhecimentos da cena musical, que abrangiam então as três décadas de rock. Nessa época incentivou clubes de rock como PHM, do qual fui membro. Dei por mim muitas tardes ainda no serviço militar (nos fins dos anos oitenta), envidado esforços para não perder mais um dos seus programas.

Uma das grandes tristezas da sua morte, é grande vitória dos senhores que conseguiram destruir a rádio e os programas de autor, ainda assim AS consegui ser um dos últimos bastiões desta rádio de qualidade e referência. Ao contrário da minha juventude, passada a ouvir o António, a de hoje está-se nas tintas para o que é bom e diferente, sendo consumidores do comercial e do que é moda. A rádio perdeu o expoente máximo hoje, mas a música perdeu muito mais, pois se até agora quem quis silenciar o AS levava com o descontentamento de muita gente culta e informada, a partir de agora só há lugar para a música mainstream de qualidade duvidosa.
É um dia muito mau para quem gosta do que é bom, péssimo para todos os músicos sérios, terrífico para as prateleiras de música adulta e não comercial, agonizante para os que cá ficam a lutar contra a música de elevador e os programas da manhã/tarde/noite.

António Sérgio representou durante muito tempo uma referência, como divulgador do rock como um mito, das bandas perseguidas e Malditas, como os Birthey Party ou mesmo os Bauhaus, divulgou ainda muitas bandas nacionais como é disso exemplo os Xutos e Pontapés.

Para além de grande musicómano AS era
"um mestre da rádio, uma referência" ou o "John Peel português", era um exemplo de trabalho e dedicação e "estava sempre preocupado com os ouvintes". Actualmente fazia o programa "Viriato 25" da rádio Radar, tendo inclusivamente estado em estúdio a gravar o programa da próxima semana, que será posto no ar tal como previsto.

Devo a António Sérgio a motivação a influência e fascínio pela musica pela qual me tornaram num melómano, sendo prova disso os 3000 cds que tenho na minha colecção.