sábado, 1 de novembro de 2008


A Carris apresentou, esta terça-feira, o «Mob Carsharing», a mais recente forma de deslocação na Zona da Grande Lisboa. A iniciativa permite às pessoas alugar carros por curtos períodos de tempo.
Penso que nesta iniciativa poder-se ia ir muito mais longe, eis a minha sugestão:
Suponhamos que esse serviço funcionasse a partir de metrópoles periféricas da capital,
Odivelas, Sintra Amadora etc. Cada individuo levanta um veiculo na sua zona de residência, e dirige-se para o seu emprego, já aqui o ganho seria considerável, antes de pegar ao serviço entrega (já na cidade ou não) o veiculo na central, levantando o mesmo ou outro veiculo para o regresso a casa. O veículo seria limpo, verificado, mantido até novo levantamento, para economizar deveriam ter edifício silo vertical que dadas a dimensões reduzidas suportariam dezenas de veículos. Por outro lado teríamos as mesmas pessoas na cidade mas com muito menos carros pelos parqueamentos já não dizendo nos passeios, isto sim seriam um excelente serviço.

O «Mob Carsharing» existe no estrangeiro há mais de 20 anos e chegou agora a Portugal. A partir desta terça-feira, já é possível alugar um carro para andar na zona de Lisboa. O conceito é simples e vem complementar os transportes públicos.
Além de ajudar o ambiente, a iniciativa ajuda também o bolso dos utilizadores. Os preços variam dependendo da hora e do tempo do aluguer, mas as poupanças podem chegar aos 4 mil euros para quem percorrer menos de 15 mil quilómetros por ano.
A adesão ao serviço é fácil. A abertura do carro é feita com o cartão Lisboa Viva e a chave esta dentro do mesmo. A viagem tem sempre que acabar no local onde começou. Ao todo são dez, os veículos ao serviço do «Mob Carsharing», espalhados por seis pontos de Lisboa. Um número que pode vir a aumentar dependendo da adesão à iniciativa.

Adira
Faça o download dos impressos necessários e envie-os, devidamente preenchidos, para a morada indicada. Depois de aprovados receberá em casa o seu número de identificação. Simples!
Reserve
Efectue a marcação de um dos veículos pelo tempo pretendido. Pode fazê-lo através do 707 20 70 80 ou em www.mobcarsharing.pt
Desbloqueie
Dirija-se ao parque escolhido e coloque o seu Cartão Lisboa Viva junto ao campo de leitura de cartões, próximo do pára-brisas. Dois segundos depois ele ficará desbloqueado…é todo seu!
Aproveite
Boa viagem! Dê as suas voltas e regresse ao parque de origem, até à hora de finalização da reserva.

Estudos revelam que cada veículo a circular em sistema de Carsharing permite substituir entre 4 a 10 viaturas particulares e, consequentemente, a redução da ocupação do espaço urbano, congestionamentos, poluição sonora, acidentes rodoviários, etc...

Não se iluda. Os custos de ter carro próprio não se reduzem apenas aos gastos mensais em combustível.
Faça as contas! A mob carsharing dá-lhe uma ajuda…
Se pretende cálculos reais, sugerimos que faça a listagem de todos os encargos inerentes à compra e desvalorização do veículo, a sua utilização e consequente manutenção:
- Revisões periódicas
- seguros
- impostos
- selos de circulação - Inspecções•-
- combustível
- parqueamento
- limpeza

A reserva mínima é de 1 hora e o seu preço inclui 10 km, para serem utilizados ao longo da reserva. As restantes horas de aluguer são taxadas segundo o somatório de uma tarifa base/hora e os kms totais percorridos ao longo da reserva. Assim, ao ultrapassar os 10 kms incluídos, o cliente começa a pagar por km.

Como campanha de adesão, o Mob Carsharing oferece a 1ª anuidade aos primeiros 200 associados.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

13 - Cybill_Sheppard

http://de.wikipedia.org/wiki/Cybill_Shepherd









domingo, 26 de outubro de 2008

Coisas simples para salvar o mundo...


Ouvimos falar em aquecimento global temos a impressão de que estamos a falar de algo à escala planetária, em relação ao qual cada um de nós, individualmente, nada pode fazer. Não é bem assim. Quanto a mim já as cupro aquase na totalidade, por vezes falha uma ou outra, o que interessa, é que cada um moderadamente, vá diminuindo a sua pegada ecológica.
Há dez pequenas coisas que cada um de nós pode fazer e que fazem uma grande diferença na produção anual de dióxido de carbono é o principal responsável pelo aquecimento global e o efeito de estufa. Quer saber quais são? ai vão...


Por cada lâmpada incandescente que substituir por uma fluorescente poupa 68kg de dióxido de carbono por ano.
Ande a pé (óptimo para a saúde), de bicicleta, de transportes públicos e poupe 300gr de dióxido de carbono por cada km que não percorrer com o seu carro.
Pode poupar cerca de 1100kg de dióxido de carbono se reciclar metade do seu lixo doméstico.
Verifique os pneus e poupe 3% de combustível. Por cada 3l de gasolina poupada, poupa 9kg de dióxido de carbono.
Poupe água quente. Aquecer água requer muita energia. Se reduzir o fluxo do seu duche pode poupar até 160kg de CO2 por ano e se lavar a roupa com água fria ou tépida pode poupar até 225kg por ano.
Evite as embalagens. Pode poupar até 540kg de dióxido de carbono por ano se reduzir o lixo domestico em 10%.
Ajuste o termóstato. Desça-o de dois graus no Inverno e suba-o de dois graus no Verão e poupe 900kg de dióxido de carbono por ano.
Plante uma árvore. Ela irá absorver uma tonelada de dióxido de carbono no decorrer da sua vida.
Apague a televisão, o leitor de DVD e o computador quando não está a utilizá-los e poupe centenas de quilos de dióxido de carbono.
Passe a palavra aos outros e incite-os a poupar também.
Faça as contas! É espantoso o que cada um de nós pode fazer. Agora imagine o que podemos fazer todos juntos.