terça-feira, 11 de outubro de 2011

Foi criado em França o 1º parque hidroeléctrico sub-aquático do mundo | Ambienteverde.net


A EDF(Empresa de electricidade de França), encontrou no oceano uma gigantesca fonte energética renovável.A ideia é aproveitar a força das marés para produzir energia em larga escala.

Deu já os primeiros passos para criar um complexo hidroeléctrico subaquático, a fim de capturar a energia cinética das correntes sub-marinas.

O director de produção hidráulica da EDF, disse também que é possível prever as marés, prever a energia gerada e, assim, saber num dado dia e numa dada hora quanto vão produzir. É extremamente importante; só há duas energias renováveis que o permitem: a hidró eleléctrica em terra, e as turbinas sub-aquáticas.

A primeira máquina do primeiro parque hidraulico do mundo foi agora lançada ao mar, irá ficar ao largo da Bretanha, junto à Ile de BreHat (ilha de Breat).



Segundo o director de energias marinhas da EDF, é uma turbina gigante, de 16 metros de diâmetro, mas pioneira. A turbina é suportada por um tripé, o conjunto tem altura de um edificio de 7 andares e pesa 1000 toneladas, mais que o suficiente para a manter presa junto ao solo, a 35 metros abaixo do nível da água.

O complexo hidroeléctrico sub-aquático vai ter mais 3 turbinas e será ligado a rede energética continental até ao Outono de 2012.