sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

F-22 Raptor - Lockheed Martin / Boeing






A Lockheed Martin / Boeing F-22 Raptor é um avião caça bireactor de quinta-geração,
que protagoniza a próxima geração de caças, atestando a sua elevada superioridade e performance. Foi concebido para penetrar em espaços aéreos, sem ser detectado, usando para o efeito tecnologia stealth, ganhando entretanto a iniciativa de combate a múltiplos alvos. Caracteriza-se pelo excelente desempenho aerodinâmico, que maximiza muito acima de qualquer outro a capacidade de sobrevivência e letalidade. O seu eficaz sistema de armas, permite o rápido trânsito para o sistema de battlespace.
Os Estados Unidos Força Aérea consideram que o F-22 não pode ser comparado com qualquer outro projecto conhecido, vislumbrando-se ser o avião de combate mais notável alguma vez construído.
Os seus motores são pioneiros ao proporcionarem a capacidade de voar mais rápido que a velocidade do som por um período prolongado de tempo, sem que o elevado consumo de combustível característico das aeronaves convencionais nas mesmas performances ao atingirem velocidades supersónicas. Oferece igualmente um alto desempenho e alta eficiência no consumo de combustível em velocidades mais lentas.