quarta-feira, 14 de julho de 2010

"O MiG - 31 ' Firefox"







"O MiG - 31 ' Firefox", Esta aeronave criou grande receio no mundo ocidental, aquando o seu aparecimento (década 80), devido tremendo desempenho relativamente às suas performances. Esta evolução foi obtido a partir de um grande esforço da industria aeronáutica russa; quanto ao seu design e a sua capacidade na razão velocidade/altitude. No entanto Faltaram algumas capacidades de manobra em velocidades de intercepção, dificuldades de voar em baixas altitudes, também e seus ineficientes motores turbojato resultam em séries combate muito curtas em velocidades supersónicas. Bem como a sua concepção aerodinâmica pouco equilibrada, por ser esguio e de linhas rígidas, que contribuem para a sua pouca manobrabilidade.
O MiG - 31 FF consegue atingir velocidades de Mach 3,5 redlined,embora os pilotos tenham sido instruídos a não ultrapassar o Mach 2,5 a fim de preservar os motores.

Ainda um outro desenvolvimento importante nesta aeronave foi a introdução de um radar avançado capaz de tanto olhar para cima e olhar para baixo envolvimento ( localização de alvos acima e abaixo da aeronave) , bem como rastreamento de alvos múltiplos. Este último deu aos soviéticos um interceptor capaz de envolver os invasores ocidentais provavelmente à longa distância. Também reflete uma mudança de política da dependência intercepção terreno controlado (GCI) para uma maior autonomia para as tripulações de vôo.

Mar Encantado


Mar encantado,
De multidão perdida,
Tronco curvado,
Maré esquecida,
Barco sem rumo,
Sem vida lá dentro,
Passa o prumo,
Foge do vento,
Rebenta vulcão,
Foge a maré,
Pula coração,
Fugindo a pé.

Por: António Jesus Batalha.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O MABOQUE




Para quem não tem ideia do que seja isso, é um fruto bravo de Angola, acabei por comprar esta fruta para provar depois de várias vezes me ter sido oferecida para comparar (em vendas de rua), pude comprovar que o fruto é muito gostoso e de sabor agridoce bem característico, não se iguala a nada, a sua casca é dura, uma espécie de coco seco, dentro dele tem sementes bem carnudas.

Segundo me relataram é o alimento predilecto de algumas espécies de macacos; eles fazem um pequeno furo na casca, e bebem o seu suco bem consolados, depois por fim comem o seu interior de sementes.

O MABOQUE, Strychnos spinosa, Lam. , é uma planta indígena da África tropical e subtropical e produz excelentemente nos planaltos do sul de África. Produz fruta suculenta, doce, de cor amarela-alaranjada que contem sementes acastanhadas, duras e bastante numerosas. As flores brancas-esverdeadas crescem nas extremidades dos ramos florais (Setembro/Fevereiro. Os frutos estão maduros da época chuvosa. O fruto é esférico, liso, duro, é grande e verde (antes da maturação), tornando-se amarelo-alaranjados quando maduros. No interior do fruto estão as sementes firmemente embaladas cercadas por uma cobertura carnuda, comestível.

Nasce espontaneamente na zona de planaltos e suporta geadas ligeiras, daí que possa pensar-se que poderá adaptar-se bem por aqui em Portugal.

Os animais tais como os macacos, o porco selvagem, o nyala e o eland comem a fruta. As folhas são uma fonte popular de alimentação para animais de grande porte tais como o duiker, kudu, impala, steenbok, nyala e elefante. As flores são polinizadas essencialmente por insectos sendo portanto uma polinização entomófila.



Distribuição

Esta planta cresce e vegeta apenas em solos bem drenados. Encontra-se em todo o planalto central de Angola.



Usos

• A madeira das suas arvores (Mamboqueiro), é usada na carpintaria (mas apenas em construções muito pequenas e específicas): Punhos ou braços de instrumentos, varas de combate e a construção de alguns instrumentos musicais como, por exemplo, como é o caso do instrumento musical chamado marimba.

• A fruta pode ser usada como fonte alimentar suplementar dos povos rurais.

• Na medicina.

• Curiosamente esta espécie tem sido introduzida em Israel com um forte potencial de produção de fruta comercial.