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"O MiG - 31 ' Firefox", Esta aeronave criou grande receio no mundo ocidental, aquando o seu aparecimento (década 80), devido tremendo desempenho relativamente às suas performances. Esta evolução foi obtido a partir de um grande esforço da industria aeronáutica russa; quanto ao seu design e a sua capacidade na razão velocidade/altitude. No entanto Faltaram algumas capacidades de manobra em velocidades de intercepção, dificuldades de voar em baixas altitudes, também e seus ineficientes motores turbojato resultam em séries combate muito curtas em velocidades supersónicas. Bem como a sua concepção aerodinâmica pouco equilibrada, por ser esguio e de linhas rígidas, que contribuem para a sua pouca manobrabilidade.
O MiG - 31 FF consegue atingir velocidades de Mach 3,5 redlined,embora os pilotos tenham sido instruídos a não ultrapassar o Mach 2,5 a fim de preservar os motores.
Ainda um outro desenvolvimento importante nesta aeronave foi a introdução de um radar avançado capaz de tanto olhar para cima e olhar para baixo envolvimento ( localização de alvos acima e abaixo da aeronave) , bem como rastreamento de alvos múltiplos. Este último deu aos soviéticos um interceptor capaz de envolver os invasores ocidentais provavelmente à longa distância. Também reflete uma mudança de política da dependência intercepção terreno controlado (GCI) para uma maior autonomia para as tripulações de vôo.