terça-feira, 29 de março de 2011

Basílica Santa Maria del Fiore



A esplendorosa Basílica de Stª Maria del Fiore, aparte ser um majestoso monumento, tem uma especial particularidade que reside na cúpula, desafiando esta todas leis da matemática conhecidas até hoje. Foi por isso considerada impossível de construir durante séculos. Essa foi a relevância que impeliu a postar nesta minha rubrica “ As grandes obras Humanas”. O arquitecto responsável pela obra foi Fillipo Brunelleschi.
Ainda hoje a obra é estudada, como tentativa de descoberta de quais as técnicas utilizadas na obra.
A cidade de Florença è de resto, um completo enigma, todos os monumentos ai existentes são dotados de pormenores de arquitectura inexplicáveis, pelos suas divisões secretas, infindáveis túneis e passagens secretas existentes ao longo de toda a cidade.
Este pormenor arquitectónico deve-se ao capricho dos reis da época que resguardando-se aos olhares do povo, percorriam toda a cidade sempre encobertos pelas facilidades arquitectónicas ai construídas.

Toda a cidade de Florença, é um completo enigma ainda muito longe de ser totalmente descoberto, para além deste assentar sob várias civilizações, datando a mais antiga uma cidade romanas de 59 AC verifica-se ainda vestigios de varias cidades medievais. Foi objecto de estudo de grandes celebridades do Renascimento, que aprofundaram e desenvolveram muitos dos inigmas ai verificadas hoje. Veja-se alguns dos nomes mais relevantes:

Leonardo da Vinci - http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci 1452/ 1519
Michelangelo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo 1475/ 1564
Galieu Galiei - http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei 1564/1642




A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral, ou Duomo[1], da Arquidiocese da Igreja Católica Romana de Florença. Notabilizada por sua monumental cúpula - obra do celebrado arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamental importância para a História da Arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV. Seu nome (cuja tradução é Santa Maria da Flor) parece referir-se ao lilium, símbolo de Florença, mas, documento [2] do Século XV, por outro lado, informa que “flor”, no caso, refere a Cristo.


A cúpula, a 45,6 metros de largura, foi originalmente uma cúpula de madeira construído por Arnolfo di Cambio. Construir uma cúpula sobre o coro implicou muitos problemas técnicos. Já havia um modelo de tijolo para a cúpula desde 1367 (como explicado na vida de Brunelleschi, Antonio Manetti, ca. 1480).
Em 1419 houve um concurso para desenhar uma nova cúpula ( cúpula em italiano) para a catedral. Os dois principais concorrentes foram Lorenzo Ghiberti (famoso por seu trabalho em "Gates of Paradise" no batistério) e Filippo Brunelleschi .

Um arquiteto desconhecido de tempo chegou mesmo a propor a encher a catedral com o solo antes do levantamento da cúpula a fim de construir a cúpula em forma acima do solo (ainda não conhecida como construir uma cúpula com peso e tamanho) . Quando questionado sobre como ele iria tomar as terras, foi sugerido que a cidade poderia misturar-se com a troca da terra e os pobres, aliás, seria de drenagem da cúpula.
de cúpula Brunelleschi foi inspirado no "sanduíche duplo" do Panteão , em Roma . Com a ajuda de Donatello e Nanni di Banco construiu um modelo de madeira e tijolo (apresentada no Museo dell'Opera del Duomo). Brunelleschi venceu de forma restritiva. Seu modelo serviu como um guia para os artistas, mas intencionalmente incompletas apresentou-o a garantir seu controle sobre a construção.



As soluções de Brunelleschi foram um engenhoso e inédito e original projeto, a octogonal de parede dupla : a cúpula é gerado em um tambor octogonal, permitindo que toda a cúpula foi construída a partir da superfície, sem andaimes, que envolveu uma alta custo.
O Duomo de Florença, como o vemos hoje, é o resultado de um trabalho que se estendeu por seis séculos. Seu projeto básico foi elaborado por Arnolfo di Cambio no final do século XIII, sua cúpula é obra de Filippo Brunelleschi, e sua fachada teve de esperar até o século XIX para ser concluída. Ao longo deste tempo uma série de intervenções estruturais e decorativas no exterior e interior enriqueceriam o monumento, dentre elas a construção de duas sacristias e a execução de esculturas e afrescos por Paolo Uccello, Andrea del Castagno, Giorgio Vasari e Federico Zuccari, autor do Juízo Final no interior da cúpula. Foi construída no lugar da antiga catedral dedicada a Santa Reparata, que funcionou durante nove séculos até ser demolida completamente em 1375.
Interior da nave vista lateral do Duomo com a cúpula e a torre do sinoEm 1293, durante a República Florentina, o notário Ser Mino de Cantoribus sugeriu a substituição de Santa Reparata por uma catedral ainda maior e mais magnificente, de tal forma que "a indústria e o poder do homem não pudessem inventar ou mesmo tentar nada maior ou mais belo", e estava preparado para financiar a construção. Entretanto, esperava-se que a população contribuísse, e todos os testamentos passaram a incluir uma cláusula de doação para as obras. O projeto foi confiado a Arnolfo em 1294, e ele cerimoniosamente lançou a pedra fundamental em 8 de Setembro de 1296.

Arnolfo trabalhou na construção até 1302, ano de sua morte, e embora o estilo dominante da época fosse o gótico, seu projeto foi concebido com uma grandiosidade clássica. Arnolfo só pôde trabalhar em duas capelas e na fachada, que ele teve tempo de completar e decorar só em parte. Com a morte do arquiteto o trabalho de construção sofreu uma parada. Um novo impulso foi dado quando em 1330 foi descoberto o corpo de São Zenóbio em Santa Reparata, que ainda estava parcialmente de pé. Giotto di Bondone então foi indicado supervisor em 1334, e mesmo que não tivesse muito tempo de vida (morreu em 1337) ele decidiu concentrar suas energias na construção do campanário. Giotto foi sucedido por Andrea Pisano até 1348, quando a peste reduziu a população da cidade de 90 mil para 45 mil habitantes.

Esta construção enorme pesa 37.000 toneladas e contém mais de 4 milhões de tijolos. Ele fez vários modelos e desenhos durante a construção. Brunelleschi teve de inventar equipamentos especiais de içamento e guindastes para erguer grandes rochas. Estas máquinas especialmente concebidas e técnicas de alvenaria brilhantes foram as contribuições espetacular para a arquitetura de Brunelleschi. A capacidade de transferência de um círculo de um lado de um cone no interior da parede dupla permite a construção do arco "horizontal" que se sustenta porque, geometricamente, uma planta circular é necessário para essa construção.

Por exemplo, na cúpula, também tiras horizontais reforçada em pedra e ferro, abrindo o caminho para as idéias de reforço, de ferro e aço a ser utilizado séculos mais tarde, como o caso do concreto.

Apesar da resolução do concurso, os arquitetos foram contratados para realizar o trabalho. Não houve consenso. Ghiberti zombaram desses planos e chamou-lhes impossível. Brunelleschi, profundamente ofendida, alegou doença e partiu para Roma, deixando o projeto nas mãos de Ghiberti. Mas Ghiberti logo percebi que eu não era capaz de realizar o trabalho em si. Brunelleschi retornou em 1423 assumir a responsabilidade pela sua construção.

Os trabalhos da cúpula começaram em 1420 e foi concluída em 1436. A catedral foi consagrada pelo Papa Eugênio IV em 25 de março de 1436 (primeiro dia do ano, de acordo com o calendário de Florença) foi a primeira cúpula octogonal história que foi construído sem o apoio de uma moldura de madeira (O Panteão Roma foi construída entre 118 e 128 , sem estruturas de apoio, mas é uma cúpula redonda) e foi a maior cúpula construída então (ainda na alvenaria cúpula maior do mundo) foi um dos mais espetaculares do Renascimento .

a idéia de Brunelleschi para coroar a cúpula com uma lanterna grande foi desafiado, resultando em um novo concurso para a adjudicação. Seus concorrentes foram Lorenzo Ghiberti e Antonio Cachieri, Brunelleschi foi o vencedor. Seu projeto era de uma lanterna octogonal com oito arcobotantes na rádio e oito janelas em arco (agora em exibição no Museo dell'Opera del Duomo). A construção do farol foi iniciado poucos meses antes de sua morte em 1446. Sua construção foi retardada por 25 anos sem progresso é considerável, devido às intervenções feitas por diversos arquitetos. Foi finalmente concluído por seu amigo Michelozzo em 1461. O telhado cónico era encimado por Verrocchio em 1469, com uma camada de cobre e contendo relíquias cruz. Ele usou uma grua especialmente projetada por Leonardo da Vinci . A estrutura esta é uma altura total de 114,50 metros da cúpula e lanterna. O telhado de cobre foi atingido por um raio em 17 de julho de 1600 e caiu. Foi substituída por outra, ainda maior, dois anos depois. A cúpula de Florença é um monumento que, desde a sua construção, tem sido considerada como perfeita.


Interior da cúpula, com afresco de Giorgio Vasari e Federico Zuccari representando o Juízo Final

Video mostrando a entrada principal com as portas de bronze.
O relógio de UccelloSob Francesco Talenti, supervisor entre 1349 e 1359, o campanário foi concluído e preparou-se um novo projeto para o Duomo, com a colaboração de Giovanni di Lapo Ghini: a nave central foi dividida em quatro espaços quadrangulares com duas alas retangulares, reduzindo o número de janelas planejadas por Arnolfo. Em 1370 a construção já estava bem adiantada, o mesmo se dando com o novo projeto para a abside, que foi circundada por tribunas que amplificaram o trifólio de Arnolfo. Por fim Santa Reparata terminou de ser demolida em 1375. Ao mesmo tempo continuou-se o trabalho de revestimento externo com mármores e decoração em torno das entradas laterais, a Porta dei Canonici (sul) e a Porta della Mandorla (norte), esta coroada com um relevo da Assunção, última obra de Nanni di Banco.

Contudo, o problema da cúpula ainda não fora resolvido. Brunelleschi fez seu primeiro projeto em 1402, mas o manteve em segredo. Em 1418, a Opera del Duomo, a centenária empresa administradora dos trabalhos na Catedral, anunciou um concurso que Brunelleschi haveria de vencer, mas o trabalho não iniciaria senão dois anos mais tarde, continuando até 1434. A Catedral foi consagrada pelo Papa Eugênio IV em 25 de março (o Ano Novo florentino) de 1436, 140 anos depois do início da construção. Os arremates que ainda esperavam conclusão eram a lanterna da cúpula (colocada em 1461) e o revestimento externo com mármores brancos de Carrara, verdes de Prato, e vermelhos de Siena, de acordo com o projeto original de Arnolfo