sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ogame



OGame - Estratégia Espacial


O meu Nik é Kaibil17, sou um dos imperadores do universo 13, e simultaneamente o Administrador da Aliança Fuzileiros Galácticos.

O Game é um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) , é um jogo on line de estratégia no espaço.
O jogo passa-se num futuro (séc. XXIV/XXV) em que planetas e impérios batalham entre si, tentando obter recursos uns dos outros através de várias estratégias. Existem vários tipos de naves e de sistemas de defesa. Em cada planeta há 4 recursos indispensáveis para a construção de edifícios, naves, defesas, manutenção de edifícios e para a pesquisa de novas tecnologias: o Metal, o Cristal, o Deutério (O combustível, apesar de também ser usado noutras circunstancias) e energia (o único recurso que não pode ser acumulado). Sem qualquer produção extra, todos os planetas produzem sempre 20 de metal e 10 de cristal.
Cada jogador é um Imperador inter galáctico e tem a possibilidade de aumentar o seu poder e influência através das galáxias usando inúmeras estratégias. O jogo começa no seu planeta principal, que esta vazio no inicio, mas com um certo espaço para construção, e onde o jogador pode construir toda a infra-estrutura económica e militar graças aos recursos que conseguir produzir, e ganhar resultado das guerras declara e que trava.Pesquisando novas técnicas, evoluindo os edifícios e pesquisas, o jogador tem acesso a novas tecnologias, a sistemas melhorados e armas superiores, assim como naves mais e evoluídas e letais. Durante o jogo é possível colonizar novos planetas e fazer alianças com outros Imperadores. Nada é obrigatório, mas para uma progressão mais ou menos rápida, há estratégias mais adequadas do que outras. É possível negociar com os outros jogadores e lutar contra impérios inimigos fazendo com que se ganhe mais recursos e possa evoluir mais rapidamente. É também de lembrar que o registo é gratuito, podendo cada participante aderir ao modo comandante (mas este é pago) onde tem acesso a algumas opções extra. O jogo não é um RPG puro, embora alguns aspectos do jogo o aproximem do género. Podem-se ter até 9 planetas (o principal e até 8 colónias), podendo cada um deles ter uma lua em órbita (obtida, por vezes, quando uma batalha resulta em grande quantidade de detritos) e um número infinito de naves e de defesas. Cada jogador pode ser igual a si mesmo no jogo, podendo jogar individualmente ou no seio de uma aliança, pode ainda evoluir ou optar por ser um belicista construindo imensas frotas e combatendo dia adia, correndo no entanto mais riscos, já que a posse das mesmas suscita, a perseguição de outros jogadores que ambicionam destrói-las e convertendo-as em pontos através de naves que reciclam os destroços provenientes das batalhas. A outra opção ao jogador guerreiro é o jogador mineiro que aposta apenas na construção de minas edifícios e tecnologia, sendo este modo mais moroso para evoluir. O jogo tem a ainda o seu léxico próprio onde são utilizados termos com flleet-save, técnica de proteger as suas naves durante a ausência que consiste em enviar toda a frota numa viagem programada em tempo, de forma que a possamos receber em segurança assim que retomemos o jogo.

Sem comentários: