segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dream Theater



Os “DREAM THEATER ”, protagonizam na actualidade o máximo expoente do Rock progressivo, a banda americana oriunda de Nova York, notabilizou-se no subgénero musical metal progressivo este tipo derivado directamente do Power Metal, que continuamente foi perdendo a sua posição dominante ao longo do núcleo de circulação do heavy metal, foi muito bem aproveitado e desenvolvido pelos DT, nos inícios dos anos 90. Os elementos dominantes são a música clássico, ecletismo e melódico / sinfónico tornando-a na mais espectacular e multifacetada banda do momento. Congregando todas estas influências características e qualidades de tudo o que se fez de melhor até hoje. Rapidamente se transformaram na mais popular banda do género, permanecendo uma referência no estilo desde 1989. Com tal influência que cada nova banda de Metal Progressivo, que surge facilmente lhe são encontradas manifestas influências. A eles se devem novas subdivisões de metal como: intelligent Eclética / Mainstream Metal Progressivo, Modern Power Metal Progressivo (estilo americano), Modern Power Metal Progressivo (estilo europeu). A sua música tem influências de bandas como YES, PINK FLOYD, RUSH, METALLICA, IRON MAIDEN, DIXIE DREGS e QUEENSRYCHE, onde foram beber a cada um deles influências, originando um cocktail de soberba e harmoniosa musica .


A musica deste aclamado quinteto caracteriza-se (no meu ponto de vista), por ser excepcionalmente bem criada e estruturada, onde aplaudo em cada registro a excelência de toda a música do passado até aos dias de hoje, do conceito do rock clássico ao pesado, e do virtuoso, com variações inesperadas no tempo e no tom. Todas as obras são conceptuais onde tudo é simplesmente soberbo. Em termos musicais mais precisos, ao contrário de muitas bandas, que fazem apenas 3 estrofes e dois refrães por música, as suas músicas são multiclimáticas, be-melodicas ou mais, ricas em ambientes exóticos e distintos e de arranjos interessantíssimos, podendo cada tema demorar entre dez e quarenta minutos. São especialistas em tocar com tempo quebrado e misturar performances combinadas entre baixo e bateria, guitarra e teclado e suas inúmeras variações sendo por vezes o peso “ infernal”. Onde se alterna a secção rítmica de um baixo subtil ou desenfreado ora na poderosa e virtuosa bateria em que o coral gospel se soma aos músicos. No “solo” temos o peso, rapidez e virtuosismos da diabólica da guitarra e do órgão ou piano, onde não faltam bons momentos de obra, deixando uma óptima audição e um lastro de melodias viajantes, coladas nas nossas cabeças. Num mesmo álbum poderemos deambular e ouvir jazz, pop, rock, blues, rock psicadélico, Glam, punk, clássico, sinfónico, oriental, e idênticas e multifacetadas vocalizações que chegam em alguns casos próximo da ópera. Cada álbum materializa uma proposta da música progressiva: experimental, de transformação, e inovação. Cada trabalho possui sua própria face, aplicando-se em cada capa a “art. rock” exalando grande e genial criatividade nos temas e ilustrações como nos elaborados pack álbum. Os DT fazem uma música diversificada e eclética que já reservou seu lugar na história da música mundial, e levou o Prog Metal a níveis nunca alcançados deixando ensinamentos de como um grupo pode tocar rock para o agrado de todos. Resulta duma combinação de climas: a emoção, agressividade, nostalgia, enfim, todos os climas e sentimentos que possam ser imaginados em uma música. E a atitude dos seus músicos de não renegarem as suas influências. Dando como prova disso os inúmeros álbuns de couver que dedicaram aos seus ídolos.
Para que gosta de boa musica, principalmente para que toca algum instrumento, então deverá ter a colecção toda do Dream Theater, onde se constata o trabalho, dedicação, competência a paixão de um projecto.
Esta é a minha homenagem aos DT que muito mudaram na minha vida, proporcionando ainda excelentes momentos de prazer ao ouvi-los. Considero-me um fun original já que descobri esta banda por acaso em 1993, quando por acaso comprei um álbum do grupo, sendo Cativado pela capa, quando ainda eram uns ilustres desconhecidos em Portugal. Desde então tenho sido um exímio divulgador deste projecto ainda que por vezes infrutiferamente, já que as tendências musicais hoje em dia mudaram radicalmente.

Sem comentários: