sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Francezinha Tradicional


Esta é a minha homenagem a um dos excelentes pratos, da cozinha tradicional Portuguesa, originário da cidade do Porto, e que na minha opinião, não perde nada para o universal hambúrguer, pena é que não seja comercializado em idêntico formato.

A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Ovos estrelados (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos.

Ingredientes:
1 cebola 2 dentes de alho
1 frasco de ketchup "Heinz" picante cerveja (+/- meia garrafa)
2 colheres de farinha maizena leite sal e azeite q.b.

PREPARAÇÃO:

A essência ( o molho), consiste em fazer um refogado de carne. Cortam-se as cebolas em meias luas finas, junta-se o azeite, alho, louro e a carne. Deixa-se refogar lentamente ( sem deixar ganhar cor). Acrescenta-se o vinho do Porto, Brandy, whisky, o tomate e mexe-se, continuando a apurar em lume brando. Deita-se depois a cerveja saída do barril.*A farinha maisena desfeita num pouco de leite adiciona-se ao preparado anterior. O preparado deverá ferver muito lentamente durante algumas horas até ficar no ponto, poderá ser passado pela varinha mágica, de forma a que o molho possa ser vertido sobre a Francezinha, previamente preparada. A introdução do piripiri deve ser feita a gosto, embora se trate sempre de um prato muito picante.

Este molho pode ser congelado, e utilizado posteriormente, originando rápidos e sucessivos novos pratos.

Sem comentários: