quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cerveja N´gola



N’gola é mais uma das cervejas Angolanas, de excelente qualidade, talvez diferenciada por ser fabricada com água captada na nascente da fenda da Tundavala. Só muito recentemente provei um destes exemplares, já que não se encontra com facilidade em Luanda. Já á algum tempo tinha ouvido falar nesta cerveja que muitos diziam que se chamava Cuca e que era diferente precisamente pela diferença da agua. Existe a variedade normal (clara) e preta esta ultima, uma recente aposta da marca, tem dado ainda mais notoriedade à marca.
Segundo precisou o Director Comercial da fábrica N´gola, Luís Salavisa, o nível de receita química da nova cerveja preta da marca, “enquadra-se dentro dos patamares de todas as cervejas pretas do mundo”, pois, leva três maltes diferentes da cerveja clara e o próprio lúpulo (denominação de um produto adicionado à fabricação da cerveja) também é ímpar em relação aos demais, “daí que vá surgir no mercado um pouco mais cara”. Esta cerveja contraria o normal paladar bastante amargo das cervejas pretas; a N´gola optou por criar uma cerveja diferente, com sabor mais adocicado e que deve ser consumida no tempo mais frio, porque não necessita de estar tão gelada quanto uma cerveja clara.

O slogan “Esta preta é mesmo boa” inscrito no rótulo da garrafa e já está a ser comercializada nos distintos pontos de revenda, como restaurantes e similares.

A fábrica de cerveja N´gola, baseada na cidade do Lubango, província da Huila, a única na região sul de Angola que existe há 34 anos, é das que têm maior notoriedade em Angola. A cerveja é produzida na Huíla (pelo grupo empresarial SAB), sendo uma referência no sul de Angola, onde estão os consumidores mais fiéis. Segundo eles a N’Gola é uma cerveja especial porque é produzida com a água especial que lhe dá um paladar tão diferente.

Nos últimos dois anos, a fábrica N´gola recebeu, consecutivamente, duas medalhas de ouro, anualmente atribuídas pelos grandes centros cervejeiros da Europa, onde concorrem variadas marcas produzidas mundialmente. A cervejeira N´gola, segundo os especialistas, distingue-se pela qualidade do seu produto, fabricado com água captada na nascente da fenda da Tundavala, cem por cento natural e tida como a ideal para a produção de cerveja. Daí a convicção do Director Comercial da empresa: “traremos mais uma medalha de ouro com esta cerveja preta porque ela é mesmo boa”.

Note-se que, na década de 80, a fábrica N´gola tentou lançar no mercado uma cerveja do género, que, contudo, não durou muito tempo. Luís Salavisa conta, com muita nostalgia, que, na altura, “o produto teve uma aceitação muito grande na província de Benguela, quando o intercâmbio entre províncias era feito por colunas militares devido ao contexto de guerra em que se vivia e aquela província só vinha abastecer-se quando na posse de informação de que havia cerveja preta na fábrica”.

Sem comentários: