"Não sou eu nem o outro, Sou qualquer coisa de intermédio, Pilar da ponte de tédio Que vai de mim, para além do local mais longínquo", onde me mantenho consciente do passado, deste apêndice virtual, quero relatar o presente com o futuro no horizonte" Este espaço não é mais do aquilo, observo e doutra forma não poderia registrar! (...), assim sendo é algo de alternativo, um tentáculo...k qualquer um pode recriar.
domingo, 4 de julho de 2010
Funge
Funge ou pirão é um acompanhamento culinário típico de Angola, confeccionado com farinha de milho ou de mandioca.
A farinha é cozida e mexida com muita frequência e de forma enérgica , para que se obtenha a consistência certa. A variante feita com milho adquire uma tonalidade amarela, enquanto que a confeccionada com mandioca apresenta uma cor acinzentada, com laivos de castanho. A consistência final assemelha-se, de certa forma, a uma cola, dado o seu carácter pegajoso.
Misturar farinha de milho e um pouco de bombó. Poe-se agua a ferver, num recpiente a parte faz-se uma papa aguada com farinha de milho, quando a agua estiver a ferver adiciona-se a farinha de bombó e vai-se batendo para não criar bolas, ate obter a consistencia desejada, baixa-se um pouco o lume e deixa-se cozer...
É usado como acompanhamento da moamba de galinha.
A palavra portuguesa funge é derivada do vocábulo fúngi, pertencente ao idioma Quimbundo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário