terça-feira, 13 de julho de 2010

O MABOQUE




Para quem não tem ideia do que seja isso, é um fruto bravo de Angola, acabei por comprar esta fruta para provar depois de várias vezes me ter sido oferecida para comparar (em vendas de rua), pude comprovar que o fruto é muito gostoso e de sabor agridoce bem característico, não se iguala a nada, a sua casca é dura, uma espécie de coco seco, dentro dele tem sementes bem carnudas.

Segundo me relataram é o alimento predilecto de algumas espécies de macacos; eles fazem um pequeno furo na casca, e bebem o seu suco bem consolados, depois por fim comem o seu interior de sementes.

O MABOQUE, Strychnos spinosa, Lam. , é uma planta indígena da África tropical e subtropical e produz excelentemente nos planaltos do sul de África. Produz fruta suculenta, doce, de cor amarela-alaranjada que contem sementes acastanhadas, duras e bastante numerosas. As flores brancas-esverdeadas crescem nas extremidades dos ramos florais (Setembro/Fevereiro. Os frutos estão maduros da época chuvosa. O fruto é esférico, liso, duro, é grande e verde (antes da maturação), tornando-se amarelo-alaranjados quando maduros. No interior do fruto estão as sementes firmemente embaladas cercadas por uma cobertura carnuda, comestível.

Nasce espontaneamente na zona de planaltos e suporta geadas ligeiras, daí que possa pensar-se que poderá adaptar-se bem por aqui em Portugal.

Os animais tais como os macacos, o porco selvagem, o nyala e o eland comem a fruta. As folhas são uma fonte popular de alimentação para animais de grande porte tais como o duiker, kudu, impala, steenbok, nyala e elefante. As flores são polinizadas essencialmente por insectos sendo portanto uma polinização entomófila.



Distribuição

Esta planta cresce e vegeta apenas em solos bem drenados. Encontra-se em todo o planalto central de Angola.



Usos

• A madeira das suas arvores (Mamboqueiro), é usada na carpintaria (mas apenas em construções muito pequenas e específicas): Punhos ou braços de instrumentos, varas de combate e a construção de alguns instrumentos musicais como, por exemplo, como é o caso do instrumento musical chamado marimba.

• A fruta pode ser usada como fonte alimentar suplementar dos povos rurais.

• Na medicina.

• Curiosamente esta espécie tem sido introduzida em Israel com um forte potencial de produção de fruta comercial.

Sem comentários: