domingo, 30 de novembro de 2008

A Maior Central Fotovoltaica Solar do Mundo


Construído em Serpa pelas empresas General Electric, PowerLight e Cata-vento, o equipamento deverá ter companhia em breve, uma vez que Moura, também no Alentejo, irá receber uma unidade ainda maior, com 62 MW de potência, e que representará um investimento na ordem dos 60 milhões de euros. Outros projectos estão também em curso na região. Para conhecer a potencialidade do continente na produção de energia através do Sol, a Comissão Europeia desenhou um mapa sobre a Europa, onde se destaca o local onde a electricidade solar seria mais barata. Esta central permitindo poupar mais de 30 mil toneladas anuais de emissões de gases com efeito de estufa, quando comparada com uma produção equivalente a partir de combustíveis de fósseis. , produzindo electricidade suficiente para alimentar oito mil habitações
Em Portugal, mais precisamente no polígono formado pelo Algarve e zona leste do Alentejo, onde o Sol reina à vontade. Em contraste, o líder absoluto deste aproveitamento solar, com uma quota de 86%, é um país bem mais frio e nebuloso, a Alemanha. Refira-se que o Governo Português fixou um tecto de 15o MW, até 2010, para a potência instalada de centrais foto voltaicas. Até meados do ano passado, as unidades já aprovadas pelo Ministério da Economia e da Inovação somavam 93 MW, estando já incluídas neste conjunto as mega centrais de Serpa e de Moura.
Kevin Walsh, director-geral e responsável pela área da Energia Renovável da General Electric, qualificou a central como "um sucesso", justificado pelo facto de estar implantada numa das áreas de maior exposição solar da Europa e pelo "apoio das políticas" do Governo para o sector. Na cerimónia de inauguração foi assinado um contrato para atribuição de um subsídio ao investimento no valor de 3,7 milhões de euros (4,8 milhões de dólares) no âmbito do Programa de Incentivos à Modernização da Economia Portuguesa (PRIME), do governo português.
O projecto de construção da Central Solar Fotovoltaica de Serpa resultou da parceira de uma empresa portuguesa e duas multinacionais estrangeiras. Além da General Electrics (GE), financiadora e proprietária da central, estão envolvidas no projecto a Powerlight, um importante fornecedor global de sistemas de energia solar que projectou, instalou e assegura a operação e manutenção da Central Solar de Serpa, e a Catavento, uma importante empresa portuguesa de energias renováveis, que desenvolveu e gere o projecto que já produz energia para a rede eléctrica desde Janeiro.

Ficha técnica da Central

Local:
Brinches (concelho de Serpa, distrito de Beja)
Equipamento:
52 300 Painéis
Potência Instalada:
11 MWp
Investimento aproximado:
62 000 000 euros
Produção Anual Esperada:
21 000 MWh
Poupanças equivalentes em Petróleo:
1720 Toneladas/ano (12556 barris/ano)
Emissões Evitadas de CO2:
19 000 Toneladas por ano.

Sem comentários: