sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Produtos Made in China


Primeiro foram as cozinhas dos restaurantes chineses, depois as pastas dentífricas, essas sabíamos que não podíamos confiar... agora os leites provindos de lá deitaram tudo a perder?! Uma coisa é certa tudo ficou mais à alerta. Ainda assim será que estamos seguros a comer produtos made in China? Quem nos garante? Como acautelar que a teia de inspecção alimentar montada na UE impede que haja vítimas em casos como o do leite com melamina?
Estas serão as principais perguntas que assolam a mente dos portugueses após a hecatombe alimentar que teve lugar na China. Afinal, produtos de marcas tão europeias como a Cadbury’s, entre outras, são fabricados, integral ou parcialmente, na China. Como funciona o nosso sistema de controlo da segurança alimentar, que não envolve apenas a ASAE? Quanto tempo demora a detectar uma falha e dar o alerta?
No caso chinês não é tanto o leite que me preocupa mas sim os produtos com soja produzido na China pois começo a ter dúvidas que este seja produzido tendo em conta a não utilização de produtos potencialmente nocivos para a saúde humana. Outro risco correu já que muitos produtos até de marca, apesar de informarem o contrario são também lá produzidos, resguardando-se atrás de marcas bem conhecidas e insuspeitas.
Os ultimos acontecimentos (apesar de nefastos), esperemos bem que contribuam positivamente para uma nova ordem mundial, pois tudo tenderá acontecer com mais regulação, seja a nível financeiro, económico, energético energético ou alimentar, e quanto a esta a evasão chinesa; essa parou. Agora cada país terá possibilidades de criar os seus produtos a preços aceitáveis para ordenados razoáveis. Eles lá, terão que se virar para o seu próprio mercado e aumentar o seu próprio nível de vida.

Sem comentários: