domingo, 5 de outubro de 2008

Pain of Salvation



Pain of Salvation, é uma Banda Sueca formada por o vocalista / guitarrista Daniel Gildenlow em 1984, apenas com 11 anos, desde então muito evoluíram tendo nos brindado com 8 álbuns de música soberba, sempre em busca do perfeccionismo. Esta é uma formação singular não existindo outra que se equipare em som, sendo este um deslumbre, tocam metal progressivo, e a sua musica começa por ser simples, desaguando muitas vezes em temas complexos, intensos, e inebriantes, onde há uma excelente fusão entre os quatros instrumentos. Por toda esta manifesta qualidade, este meu espaço é animado com alguma da sua musica de eleição.
Muitos dos seus temas são iniciados com música clássica, pianos e secção filarmónica de cordas, ou guitarra acústica. A parte eléctrica inicia-se com simplicidade, com acordes de uma só corda tocada sem grandes virtuosismos, mas muitos conceptuais, limitando-se a acompanhar a melodia. Uma das características da sua música são os espaços de silêncio, fazendo-se notar logo de seguida o baixo depois a guitarra acústica e bateria em bombo, retomando um de cada vez, noutras ocasiões podemos também ouvir somente a guitarra acústica. Quando é a rítmica são acordes curtos simples ritmados e belos, a parte de teclas complementa de forma que se confunde com o a rítmica e solo. Após estes soltam-se todos ao mesmo tempo num som desenfreado que evolui para um clímax de solos e ritmos simultâneos e frenéticos. Muitas entradas são acordes conjuntos de todos os instrumentos criando um som poderoso e pesado.
A vocalizações esganiçada e aguda, tem também momentos de clareza, actuando por vezes num coro dobrado e suave, ora em declamações, mas sempre num registro de voz equilibrado, por vezes suave e baixo. Temos por vezes a sensação de ouvir música medieval ou de Camara, tendo em conta a afinação da guitarra acústica e o clima criado pelas teclas. Os tempos usandos são fora do habitual, os compasso simples, com grandes alterações rítmicas dentro do mesmo tema.

Sem comentários: