terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os meus aromas - New West



Mais um excelente perfume de verão, também descontinuado, Lançado pelo design casa de Aramis em 1988, New West é classificado como uma fragrância aquática e fresca, luxuosa, frutada , de um azul que nos faz lembrar, os mares transparentes das Caraíbas.

A/OA-10 Thunderbolt II






O A/OA-10 Thunderbolt II foi o primeiro avião norte-americano de combate produzido especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres. Este caça tem uma excelente maneabilidade a baixas altitudes e velocidades, constituindo numa plataforma de ataque com uma óptima fiabilidade, podendo atacar alvos terrestres em áreas edificadas, Carros de combate, infantaria ou outros veículos. A inclusão do A-10 na frota aérea não foi bem acolhida pela Força Aérea dos Estados Unidos, que sempre apostou em bombardeiros de grande altitude e os caças de alta performance F-15 e F-16 e se mostrava determinava em delegar o apoio aéreo a helicópteros. Actualmente esta aeronave é utilizada pelos fuzileiros dos estados unidos projectando-se como uma excelente solução para missões de baixa altitude e lentas, nomeadamente contra blindados, evidenciando o seu poderio bélico anti-tanque. Estas missões de apoio aéreo tem grande relevo especialmente em missões do âmbito especial e expedicionário, tendo substituindo com maior eficácia o F4, a quem foi atribuído este tipo de missão nomeadamente nos últimos anos de guerra no Vietname.
Este avião provou o seu mérito durante a Guerra do Golfo em 1991, destruindo mais de 1000 blindados, 2000 outros veículos militares, e 1200 peças de artilharia. As baixas foram de apenas 5 aviões, um número bastante inferior ao estimado pelos militares.
Em 1999 o A-10 volta a ser utilizado na Guerra do Kosovo, mais tarde durante a invasão do Afeganistão em 2001 desde a base em Bagram, incluindo a operação Anaconda em Março de 2002, e a Guerra do Iraque de 2003. Nesta última apenas foram utilizados sessenta unidades, sendo destruída apenas uma, perto de do Aeroporto Internacional de Bagdad, já no final da campanha.
O A-10 está projectado para permanecer ao serviço até 2028 altura em que será provavelmente substituído por uma versão bombardeiro do F-35. Em 2005 a frota de A-10 sofreu actualizações ao nível do FCM, ECM ficando com controles totalmente digitalizados e computorizados, bem como a possibilidade de ser armado com bombas inteligentes. Porém, este avião pode permanecer ao serviço indefinidamente devido ao baixo custo e características únicas que o F-35 não poderá incluir, como a metralhadora e a baixa velocidade.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

FA-37 Talon - Stealth Jet Secret







O McDonnell Douglas (agora Boeing) F/A-37 "Talon" é um super Caça de 6º geração super cruzeiro stealth/ bombardeiro / interceptor com uma gama 4000nm, também conhecido por “ Garra”. Embora não confirmada a sua velocidade máxima, pensa-se ser superior a Mach 4. O projecto Talon antevê o futuro da aviação militar não tripulada, com base na inteligência artificial, programa desenhado para pilotar aviões e reduzir perdas humanas. As imagens top secret, foram tiradas a bordo do porta aviões Nimitz USS Abraham Lincoln ( CVN 72).

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Olha o Passarinho!...

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O F-35B Lightning II Lockheed Martin






O Lockheed Martin F-35B Lightning II é o primeiro caça a combinar características furtivas (stealth), STOVL (short takeoff/vertical landing) e velocidade supersônica.
O F-35 é um caça de de 5a. geração desenvolvido pelos EUA e mais oito países. Será produzido em 3 versões:
• F-35A CTOL para aeródromos convencionais;
• STOVL F-35B para navios e áreas de pouso próximas do campo de batalha;
• F-35C carrier variant (CV), para lançamento por catapulta e pouso com cabos de retenção, para os navios-aeródromos da US Navy.
O F-35B foi projetado para substituir os AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornet. Será a primeira versão a entrar em serviço, em 2012, com os Marines. O vôo do F-35A de decolagem e pouso convencionais ocorreu em dezembro de 2006. O F35C, projetado para lançamento em catapultas e recolhimento por cabos, fará seu vôo inaugural em 2009.
Segundo a Lockheed, o F-35 terá a “velocidade e manobrabilidade do F/A-18, a capacidade de desdobramento do AV-8B, a capacidade stealth do F-22, combinados com aviônica revolucionária”. “O avião é a combinação de tecnologias que parecem ficção científica, que se conseguiu tornar realidade”.
O coração do F-35B é seu propulsor STOVL, o mais poderoso já colocado num jato de combate. O F-35 Lightning II também vai substituir os A-10, F-16 da USAF e os Harriers da RAF e RN.